selo-braz-fora-de-serie-apresenta.png

Bráz fora de série
Vesúvio - aos pés do vulcão

Dos pés do Vesúvio, trouxemos ingredientes excepcionais. Aqui, juntamos com a nossa surpreendente massa Nuvola e as pizzas ficaram tão incríveis que renderam um Festival Fora de Série inspirado no vulcão mais famoso do mundo.

Mas o que é o festival fora de série?

É a busca constante da Bráz pela pizza perfeita e pelos mais exclusivos ingredientes, que se transforma numa verdadeira festa em torno da receita mais famosa do mundo.  

A Bráz tem um altíssimo padrão de qualidade para suas pizzas, sempre prezando pelos melhores ingredientes. Mas nem sempre esses melhores ingredientes são fáceis de conseguir: da farinha Caputo 00 produzida em um moinho que existe desde 1924 e que é referência em Nápoles, a capital da pizza, aos tomates San Marzano, considerados os melhores para fazer o molho, a Bráz se esforça para trazer ingredientes excepcionais para suas pizzas.

Mas também está sempre de olho em novidades, em produtos exclusivos. Com o intuito de buscar sempre garimpá-los para criarmos pizzas ainda mais apaixonantes, nós criamos o Fora de Série. O objetivo do Festival é buscar sempre a pizza perfeita - nem que para isso tenhamos que ir longe e convencer pequenos produtores familiares a nos fornecer os ingredientes especiais que eles produzem.

Neste ano, com o Vesúvio como tema, não foi diferente: viajamos para Nápoles para visitar os fazendeiros que plantam seus raros alimentos nos pés do vulcão mais famoso do mundo e trazer de lá ingredientes que nunca chegaram ao Brasil e criamos um menu especial com três pizzas incríveis e uma sobremesa (além de um vinho e um azeite para deixar a experiência ainda mais completa) especialmente para você, que é tão apaixonado por pizza quanto nós. Quer conhecer mais sobre elas? Então clica aqui.

monte-vesuvio.jpg

Vesúvio: solo rico, o clima perfeito

Aos pés do mais famoso vulcão do mundo encontra-se um dos solos mais férteis de toda a Itália. A riqueza de minerais que por séculos foram se formando nas encostas do Vesúvio pelas erupções e pela ação do tempo permitiu que ali fossem criadas condições únicas para o cultivo de espécies exclusivas de tomates, uvas, olivas e até frutas que não existem em mais nenhum outro lugar do mundo.

vesuvio-solo.jpg

Nossa Massa Nuvola

O segredo da Nuvola, a nossa massa especial, é a dupla maturação que permite uma pizza de bordas altas e bem mais leve.

O desafio era criar uma nova massa para as nossas pizzas que fosse realmente inovadora e marcasse as duas décadas da Bráz Pizzaria. Depois de muitos testes, nosso consultor e especialista em massas Raffaele Mostaccioli chegou à uma receita que, depois de assada, se revelava muito leve e com bordas bem altas e com grandes alvéolos – quase nuvens feitas de farinha, água e fermento natural. 

A massa Nuvola é preparada em um processo de dupla maturação e uma longa fermentação natural de 48 horas. A maturação da massa, feita com farinha do Mulino Caputo, também localizado em Nápoles, é o segredo que permite mais leveza e apresenta grandes bolhas nas bordas.


"É a dupla maturação que torna nossa massa levíssima”, diz Mostaccioli. É esse processo primordial que permite que as enzimas quebrem os amidos complexos. Ao descansar, a massa hidrata, ganha em sabor e maciez. O resultado é uma pizza com bolhas maiores, mais delicada e bem leve, que só quem prova é que pode dizer.

massa-nuvola-01.jpg
massa-nuvola-02.jpg
massa-nuvola-03.jpg
braz-fora-de-serie-ingredientes-vinho.jpg

Vesúvio Rosso

Foi em 1953 que a família Sorrentino começou a plantar as primeiras parreiras aos pés do Vesúvio, pelas mãos de Nonna Benigna. As uvas nativas da região foram conservadas em pequenas plantações, que depois foram sendo aumentadas com a reprodução das parreiras conforme a propriedade foi se desenvolvendo. 

O solo vulcânico, arenoso e rico em minerais em torno do vulcão permitiram que as uvas de variedades como Coda di Volpe, Pedirosso e Aglianico crescessem aos montes, permitindo que a família produzisse vinhos premiados, como o Vesuvio Rosso, que leva o nome do famoso vulcão e é uma das denominações mais antigas e importantes da área do Vesúvio. A Brás traz com exclusividade para o Brasil esse vinho para o Festival Fora de Série. 

“É um tinto com as principais variedades de uvas do Vesúvio. A Piedirosso, que é justamente a principal variedade, exprime nesse vinho todas as suas características olfativas, gustativas, um vinho com grande mineralidade, grande frescor”, explica Benny Sorrentino, terceira geração da família. “É um vinho muito agradável, com uma suavidade dos taninos. Tem um frescor harmônico e equilibrado, o que justamente faz com que seja um dos vinhos mais representativos e importantes da região”, ela explica.

Olio Donn Angela

Na propriedade que os Sorrentino mantêm em Boscotrecase - área que está localizada dentro dos limites do Parque Nacional do Vesúvio - outras culturas também se deram bem pelas qualidades do solo que envolve o famoso vulcão. 

É o caso das oliveiras que rendem um azeite bastante singular: o Olio di Oliva Extravergine Donn’Angela, como requer o batismo completo, um azeite delicado e intenso com aroma herbáceo perfumado e notas picantes ao paladar. “Nós sempre cultivamos aqui por tradição, mantivemos como uma barreira para proteger nossas vinhas contra o vento, que normalmente sempre sopra pela vertente, sobre as encostas do Vesúvio no lado do mar”, explica Giuseppe Sorrentino. Entre as variedades plantadas, estão a micellara e a tanasca, que são nativas da área vesuviana. “É um azeite com uma boa acidez, que não é invasivo e que é ótimo para temperar, mas sem encobrir o verdadeiro gosto das receitas”. Bom para regar uma pizza quando sai do forno? “Perfeito!”, ele diz. Agora é colocar um fio sobre as novas pizzas para comprovar!

braz-fora-de-serie-ingredientes-azeite.jpg

Caciocavallo Affumicato

braz-fora-de-serie-ingredientes-queijo.jpg

É também na tradição familiar que  começa a história dos La Vecchia, donos do caseificio mais famoso de toda a Campania. A Il Casolare, a fábrica de queijo do lendário Mimmo La Vecchia em Alvignano (Caserta), é um nome bem conhecido para os entusiastas da mais pura mozzarella.

Considerada uma das melhores do mundo - em um evento dedicado ao melhor queijo italiano, a bela fazenda conquistou o primeiro lugar em o Italian Cheese Awards -, a Casolare só utiliza leite de vacas e búfalas próprias ou de produtores que estejam a poucos quilómetros de sua propriedade. 

Mas além da “Mozzarella di Bufala Campana” (como requer a denominação de origem), extremamente úmida por dentro e com textura borrachuda que insiste em resistir à mordida, eles ainda produzem outros queijos muito especiais. 

É o caso do Caciocavallo Affumicato, salgado em salmoura e depois seco pendurado a “cavalo” para secar, dando um sabor mais intenso e autêntico, ligeiramente defumado. “É um queijo exclusivo não só pele método empregado, mas pela qualidade do leite com que é feito”, ele detalha. É a primeira vez que o queijo “pisa” no Brasil, com exclusividade para o Fora de Série.

braz-fora-de-serie-ingredientes-mapa.jpg
 
braz-fora-de-serie-ingredientes-brocolis.jpg

Broccolo Aprilatico di Paternopoli

A Terra d’Orti fornece o Broccolo Aprilatico di Paternopoli, espécie de brócoli cultivada na pequena comuna de Paternopoli, a 500 metros de altitude, uma das mais importantes áreas de cultivo desde o Império Romano. 

Funghi Chiodini Vittoria

braz-fora-de-serie-ingredientes-cogumelo.jpg

O Funghi Chiodini Vittoria, produzido na comuna de Somma Venusiana, é um cogumelo com um sabor intenso e aromático. O seu consumo como alimento remonta os tempos romanos: há registros de preparações com ele. Até hoje, segue sendo cultivado, apesar de ser um fungo raro: totalmente silvestre, ele cresce na madeira e unicamente durante o outono.

Tomates San Marzano

Os tomates San Marzano se tornaram unanimidade entre os especialistas em pizza pelo seu uso em molhos apurados, que ficam sedosos na boca. Como quase todos os tomates alongados, magros e com poucas sementes, são ótimos para molhos. Eles só podem ser cultivados em demarcações regionais bem específicas e reconhecidas pela regulamentação de Nápoles, de onde são originais.

braz-fora-de-serie-ingredientes-tomate.jpg
 
braz-fora-de-serie-ingredientes-damasco-01.jpg
braz-fora-de-serie-ingredientes-damasco-02.jpg

Confettura di albicocca vesuviana

A geleia de albicocca era só para a família: mas um doce tesouro desses precisava mesmo ganhar o mundo.

Os damascos que nascem nas encostas do Vesúvio, entre eles as variedades como pellecchiella e acqua di sirilo, são de uma especialidade rara e única no mundo. Que o diga Paolo Sorrentino, que descobriu o sabor singular desses frutos naturalmente doces e alaranjados quando decidiu fazer uma marmelada para servir para a família. 

“No final, rendeu um produto excepcional… Nunca pensei que pudesse ficar assim”, confessa.

O que mais chamou a atenção dele, que já usava outros frutos da propriedade que eles mantêm em Boscotrecase, entre os pés do famoso vulcão e o Golfo de Nápoles, foi a doçura. 

A receita dessa marmelada não é como as outras marmeladas que há por aí, que é preciso acrescentar quem sabe quanta quantidade de açúcar. Aqui bastam alguns poucos grãos de açúcar e é uma doçura infinita..., ele diz. 

A geleia com pedaços da fruta, equilibrada em sabores e com ótima acidez (graças ao suco de laranja que ele acrescenta no preparo), virou um produto concorrido da loja de vinhos construída para receber os visitantes na fazenda. 

“É a primeira a acabar”, conta. 

O segredo, ele diz, é que o solo vulcânico ali tem “potássio para dar e vender”, o que ajuda a aportar esse dulçor todo à receita. Mas é modéstia da parte dele — a gente sabe que a fórmula tem outro outro ingrediente especial: a paixão com que ele prepara cada um dos tachos cheios da geleia dourada que vão para os tão disputados potinhos. Sem ele, a geleia não ficaria assim, não.

As Pizzas

braz-fora-de-serie-pizza-pompeii.jpg

Pizza Pompeii

Molho pomodoro GIALLO san marzano, Mussarela RONI, Caciocavallo Affumicato Il Casolare, Funghi Chiodini Famigliola Gialla e Olio di Oliva Extravergine Donn’Angela

braz-fora-de-serie-pizza-vesuvio.jpg

Pizza Vesuvio

Molho pomodoro san marzano, Caciocavallo Affumicato Il Casolare, pomodorino Pienollo del Vesuvio D.O.P. e Basílico

braz-fora-de-serie-pizza-paternopoli.jpg

Pizza Paternopoli

Molho pomodoro san marzano, Broccolo Aprilatico di Paternopoli, Caciocavallo Affumicato Il Casolare, Sopressata Cinque, tomate e Olio di Oliva Extravergine Donn’Angela

Dos pés do Vesúvio, trouxemos ingredientes excepcionais. Aqui, juntamos com a nossa surpreendente massa Nuvola e as pizzas ficaram tão incríveis que renderam um Festival Fora de Série inspirado no vulcão mais famoso do mundo.

braz-fora-de-serie-ingredientes-ilustra-2.jpg

São Paulo


Higienópolis

Rua Sergipe, 406 - SP
11 3214-3337


Pinheiros

Rua Vupabussu, 271 - SP
11 3037-7975

BRÁZ QUINTAL Paraíso

Rua Abílio Soares, 912 - SP
11 5555-0576

Moema

Rua Graúna, 125 - SP
11 5561-1736


Perdizes

Rua Piracuama, 155 - Perdizes - SP
11 2366-9894  / 2366-9895

TATUAPÉ

Rua Apucarana, 1572 - Tatuapé - SP
11 2676-2457


BRÁZ QUINTAL

Rua Gandavo, 447 - SP
11 5082-3800 / 11 5539-4912

 

Campinas

Rio de Janeiro


CAMBUÍ

Av. Benjamin Constant, 1963 - Campinas
19 3251-4444


BARRA DA TIJUCA

Avenida Érico Veríssimo, 46 - RJ
21 2491-7170

JARDIM BOTÂNICO

Rua Maria Angélica, 129 - RJ
21 3563-4760

 

 Conheça as irmãs da Bráz Pizzaria

Em ambiente moderno e casual, a Bráz Trattoria apresenta uma cozinha de cantina com bossa. Unindo a simplicidade e o conforto dos lares italianos a um pé direito de 12 metros e grandes janelas que proporcionam uma vista única da cidade, a casa oferece receitas simples e reconfortantes à la nonna de forma renovada.

Um choque entre três lindas escolas de fazer pizza. Fomos de São Paulo a Nova York, com escala em Nápoles. Eletricidade pura, energia limpa, jovem e livre de regras. A combinação genética entre bráz e o dna do brooklyn nova-iorquino, pariu uma irmã hiperativa, divertida e cheia de opinião. Nasce uma nova pizza.